Usuário:Raquel Moura

De EmBreveAqui
Ir para: navegação, pesquisa

Projeto Paisagístico

Aula 02/09

-Cidade Em Kopenhagen foi feita a inserção da agricultura urbana para viabilizar a vida nas cidades futuras Tijuca, no Rio de Janeiro -sustentabilidade e viablidade da vida, cidade criada para captação da água.

Aula 09/09

Leitura do texto Terrain Vague - sobre vazios urbanos, arquitetura incluída nas artes, vazios incentivam novas possibilidades, novas conexões com a cidade. Superfícies - vazio e obsoleto. O vazio deixa à margem da cidade, assim pode virar qualquer coisa, pois já perdeu o afeto dos moradores. Iremos trabalhar esse semestre com a Operação Urbana Consorciada - setor 9 (região central) Centro tem potencial menosprezado, lugar de maior descaso. Contra imagem e imagem. Quadra galeria e quadra praça - liberação do espaço público. Plano diretor ilustrado de São Paulo demonstra preocupação com a paisagem urbana; incentiva fachada ativa e a qualidade do uso das ruas; uso misto de edifícios, melhor solução para ambiente urbano sem prejudicar proprietários/empreendedores. Instrumentos urbanísticos compulsórios

Para próxima aula estudar modelo de ocupação de SP, modelo de ocupação leste/oeste setor 9.

Aula 23/09

Carta de Atenas: arquitetura progressista, reconstrução da Europa no pós-guerra, acreditavam que tinham que levar um grande equipamento para fora da cidade para ela se desenvolver nesse sentido. exemplo disso em Belo Horizonte é a Cidade Administrativa.

Ghost Cities da China, Minha Casa Minha Vida, Super Quadras em Brasília são exemplos de lugares que servem apenas para moradia, mas a cidade/vida propriamente dita acontece fora desses lugares. Cidades para quem?

Século XX - criação de um usuário tipo, necessidade média das pessoas. Como fazer diferente? sair do centro de decisão, e o futuro usuário é avisado das consequências de suas próprias escolhas. Infra-estrutura é limitadora.

Zurich - piscinas públicas, Brasília - espaços públicos que podem ser acessados por qualquer pessoa, diferente de área de lazer privativa dos prédios residenciais, cria repetição e limita uso.

Infra-estrura espacial - estudo de como vai ser apropriado pelas pessoas. Yona Friedman - "Em busca de uma arquitetura científica"

Cidade do Futuro - sempre foi preocupação das montadoras pensar em como as cidades vão se transformar. Nas feiras mundiais, os pavilhões das montadoras são os mais visitados. Futurama mostra a cidade do futuro. BIG ganha concurso da Audi - adaptar as mudanças da vida urbana em tempo real - "internet das coisas" - te dá informação para você decidir Suíça - infra-estrutura de transporte flexível - adapta ao número de usuários.

ARCHIGRAM - edifícios cápsula

Orientação 30/09

- Proteção do Rio Arrudas, proposta de área mais verde, deixar o entorno menos árido. - Atividades de interesse social, qual são elas? prédios vazios que podem ser ocupados podem abrigar esse uso - Mapear os possíveis prédios -Combinar as atividades sociais com o verde - Ver outros exemplos de praças que tem moradores de rua - Pesquisar obra análoga de área verde com atividade social - agricultura urbana

Orientação 07/10

Agricultura Urbana produção comercializada em feiras, carece de áreas de apoio. Pesquisar como funciona politicamente Ver exemplo de Cuba, onde não é político, aconteceu por emergência do país.

Economia, mercado e política Criar políticas que viabilizem nossas idéias. Investigar os casos e o que há por trás dos casos.