Usuário:Ana

De EmBreveAqui
Ir para: navegação, pesquisa

16/set/2015

Texto: Desenhando a cidade em tempos instáveis _ Saskia Sassen[editar]

  • "distinção entre desenho (arte/ganhos) e prática artística (intervenções)"
  • espaço subutilizados, marcados pela memória e interioridade, mesmo que não voltados para o lucro (terrais vague)
  • manter parte desses espaços com indefinição urbanística (autor)
  • Kermés urbana / Buenos aires: buscou mostrar que esses espaços vazios podem ser reativados, fazendo eventos em um prédio abandonado
  • arquitetura e urbanismo como prática artística


Proposta em Releitura da Quadra Central[editar]

Quadra 01

  • A quadra em questão é onde se localiza a antiga Escola de Engenharia da UFMG, edifício de oito pavimentos atualmente tombado. O objetivo nesta quadra é promover integração de lazer público com moradores da localidade. Para tanto foi proposto que o edifício da Escola de Engenharia passasse por um retrofit e mudasse seu uso para residencial. O edifício não possuiria vagas de veículos particulares, incentivando o uso do transporte público pelos moradores locais.
  • Foi observado também que a região central da cidade não dispõe de equipamentos de lazer e esportes. Com a intenção de baratear condomínios gerando maior diversidade de público e aumentar as possibilidades de encontro no espaço da cidade, tem-se a criação de um clube com quadras, piscina e prédio de apoio. Sua proximidade com o edifício da Escola de Engenharia estimula o uso pelos moradores do mesmo e também permite uso de outros por não ser uma área restrita do prédio.

IMPLANTAÇÃO QUADRA 01

Implantação01.jpg

VISTA 01 DA QUADRA 01

Vista01.jpg

VISTA 02 DA QUADRA 01

Vista02.jpg

VISTA 03 DA QUADRA 01

Vista03.jpg