Sobre o EmBreveAqui

De EmBreveAqui
Ir para: navegação, pesquisa

O EmBreveAqui (EBA), é coordenado pelo grupo de pesquisa (CNPq) INDISCIPLINAR, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, que tem suas ações focadas na produção contemporânea do espaço urbano. As atividades do Indisciplinar compreendem, imbricando-as indissociadamente, teoria e prática, atividades de ensino, pesquisa e extensão, ativismo urbano e experiências diversas em uma abordagem transversal e indisciplinar. O grupo é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, ativistas de movimentos sociais, oriundos de diversos campos do conhecimento (Arquitetura, Economia, Geografia, Letras, Direito, Filosofia, Engenharia, Design, Biologia, Sociologia, Antropologia, dentre outros).

O EBA aposta nos vazios enquanto oportunidade para se refletir sobre as dinâmicas de construção e transformação da cidade ao caracterizá-los enquanto parte sensível do urbano que evidenciam disputas sociais e econômicas no território.

Temos como ações:

  1. Mapear na plataforma Crowdmap áreas não edificadas, áreas edificadas, patrimônio histórico, áreas residuais e superfícies, que estejam vagas/sem uso, na RMBH e propor intervenções/ocupações destinadas ao lazer, cultura, agricultura urbana e/ou moradia.
  2. Coletar propostas de projetos desenvolvidos nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo e divulgá-los/publicá-los no mapeamento;
  3. Criar oficinas e workshops com associações de bairros, comunidades e movimentos sociais que possam tanto denunciar áreas e superfícies de interesse coletivo quanto discutir propostas de ocupações para essas áreas;
  4. Criar oficinas, concursos e workshops que poderão propor ocupações para as áreas mapeadas.